sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Definição De Saudade...

http://irene-mensagenspoemas.blogspot.com.br/

Dr. Rogério Brandão -Médico Oncologista
Como Médico cancerologista,já calejado com longos 29 anos de atuação profissional (...)posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes .
Não conhecemos nossa dimensão até que , pegos pela adversidade , descobrimos que somos capazes de ir muito além.
Recordo-me com emoção do hospital do Câncer de Pernambuco , onde dei meus primeiros passos como profissional...
Comecei a frequentar a enfermaria infantil e apaixonei- pela a anco pediatria .
Vivenciei os dramas dos meus pacientes ,crianças vitimas inocentes do câncer .
Com o nascimento da minha primeira filha , comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.
Até o dia que um anjo passou por mim de forma de uma criança já com com 11 anos , calejados por dois longos anos de tratamento diversos,
manipulação , injeção e todos os desconfortos trazidos pelos programas de quimios e radioterapias.
Mais nunca Vi-o pequeno anjo fraquejar . Vi-a chorar muitas vezes ; também vi medo em seus olhinhos , porem ,isso é humano!

Um dia cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinha no quarto . Perguntei pela a mãe .A resposta que recebi ,ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção :
-Tio ,_disse -me ela _ás vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores...Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade . Mas eu não tenho medo de morrer , tio . Eu não nasci para esta vida !Indaguei:
-E o que a morte representa para você , minha querida?
-Olha tio , quando somos pequenos , ás vezes ,vamos dormir na cama do nosso pai , acordamos em nossa própria cama, não é?

(Lembrei das minhas filhas , na época crianças de 6 e 2 anos , e com elas eu procedia exatamente assim).
-É isso mesmo .
-Um dia eu vou dormir e meu Pai vem me buscar . Vou acordar na casa Dele ,na minha vida verdadeira!
Fiquei "engasgado",não sadia oque dizer . Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou a sua visão e a espiritualidade daquela criança .
-É minha mãe vai ficar co saudade - emendou ela.

Emocionante contendo uma lagrima e um soluço, perguntei:

-E oque a saudade significa para você , minha querida .
-Saudade é amor que fica ! Hoje ao 53 anos de idade , desafio qualquer um a dar uma definição melhor ,mais direta e simples para palavra saudade:
É o amor que fica. (Enviada pelo WhatsApp) 

Irene G Ribeiro 

Nenhum comentário: